Desacordo comercial, autorização, fraude e erro de processamento.
Portador do cartão não fez ou não autorizou a transação: a transação foi processada sem a autorização do portador do cartão. Este motivo pode ser utilizado apenas para vendas com cartões não presente, por exemplo, loja virtual e ecommerce.
Este motivo possui o maior índice de chargeback devido a ação de fraudadores, auto fraude, etc. Sempre importante realizar vendas com segurança.
Mercadoria ou serviço não recebido: o prazo de entrega da mercadoria ou serviço não foi comprido.
Mercadoria com defeito: a mercadoria foi recebida com algum vicio que impede seu uso.
Mercadoria ou serviço diferente do descrito: o portador do cartão recebeu um produto ou serviço diferente do contratado.
Mercadoria devolvida: o portador do cartão não está mais de posse da mercadoria e não recebeu o crédito.
Crédito não processado: o portador do cartão acordou o cancelamento da transação com o estabelecimento e não recebeu o crédito.
Para que seja iniciada a disputa para desacordo comercial, o estabelecimento deve enviar provas incontestáveis, ou seja, que realmente comprovem, por exemplo, que a mercadoria foi entregue, entregue em perfeitas condições, etc.
Duplicidade na transação: venda foi realizada duas vezes para um único serviço/mercadoria.
Pagamento por outros meios: a venda foi transacionada pela Rede ou outro credenciador, e/ou pagamento em dinheiro.
Diferença de valor cobrado ou parcela: o valor da transação ou parcela não foi efetuada conforme acordado no ato da venda.
Autorização não obtida – Este é o único motivo de chargeback que é identificado diretamente pelo banco emissor. Essa situação pode ocorrer quando a transação foi processada sem autorização ou o valor processado difere do autorizado.
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